MEDIADORES DE LEITURA NA BIBLIODIVERSIDADE
CURSO DE EXTENSÃO DOS POLOS UAB
PÓLO EDUCACONAL SUPERIOR DE RESTINGA SÊCA
Ana Lúcia Lima
Ana Paula Marin
Andressa Tatiele Pohlmann
Celer Teresinha dos Passos Pohlmann
Cláucia Pessoa de Abreu
Após a leitura do texto “Brincando com as Palavras” de Kelly de Souza, percebe-se que muitos aspectos em relação ao trabalho com poesia nas séries iniciais são salientados. A construção do sentido através da rima, trocadilhos, musicalidade está presente no cotidiano da criança, e o contato com a poesia muitas vezes ocorre quando a criança ainda é muito pequena. No contexto familiar, ao ninarmos nossos bebês, estamos transmitindo poesia oral a eles. Em período escolar este contato cresce, é incentivado de formas diferentes, diversificando através do lúdico, pois o tabu existente sobre o não entendimento de poesia por parte das crianças está em decadência, já que a criança não precisa entender, e sim sentir a poesia, o jogo de palavras, os sons, e soltar a imaginação.
Em relação ao texto, acredito que o uso de poesia musicada nas séries iniciais seja um excelente incentivo para as crianças, pois são de fácil acesso e entendimento, saliento o seguinte trecho: “É aquela viagem da criança, em que as imagens passam como num desenho, num sonho. O legal disso é levar às crianças um texto de alta qualidade de uma forma mais simples. Essa é a receita: a música”. A receita é fácil e de muita aceitação, encanta e fascina crianças e adultos de todas as idades.
Este texto vem complementar as várias e seguidas discussões sobre como tornar nossos alunos leitores, e a conclusão é a mesma sempre, desde pequenos precisamos incentivá-los. Trabalhar na Educação Infantil com histórias musicadas, com gestos, dramatizações, canções de roda, entonação diferenciada de voz, fantoches, dedoches, e outras atividades que chamem a atenção da criança, faz com que desperte o interesse, prazer de ouvir, e de participar.
Atualmente, nas escolas, trabalharmos música e poesia em sala de aula, novas aprendizagens estão sendo construídas, e o professor vem dando um novo olhar para a integração da música nos conteúdos, cursos de atualização estão sendo ofertados, e uma nova concepção surge. Neste novo contexto a música deixa de ser trabalhada como forma de entretenimento, sem explorar a letra, construção de sentido, compreensão, valores entre outras possibilidades que surgem.
Assim, a poesia musicada hoje é uma atividade que as crianças das séries iniciais adoram trabalhar, e vale relembrar e muitas vezes resgatar as cantigas de roda, o jogo da amarelinha, e a cantiga de versos na roda.
Nesta reconstrução a poesia é algo que foge ao jogo entendível das palavras. Nem sempre entendemos tudo o que querem dizer e, talvez ai, resida seu segredo, sem forma de certo, errado, ou formas pré-estabelecidas. É para deixar algo solto no ar, fora de ordem, de original, de criativo ao dispor as palavras e com elas brincar. Brincar com os sons, com os sentidos, com as entrelinhas, com as emoções, com as recordações, muitas vezes recorrendo aos conhecimentos prévios.
A criança, como o adulto, aprecia o lúdico, a expressão envolvente da poesia exercendo encanto e magia justamente pelo jogo de palavras, traduzindo emoção e sentimento. No mundo infantil, este jogo torna-se mais fácil, as crianças estão acostumadas a ler e ouvir histórias, favorecidos pela imaginação e construção de novos sentidos. A liberdade toma conta, e, a imaginação, constrói sentidos, torna tudo mais bonito, e a brincadeira do criar e recriar se reinventa, e a poesia torna-se realidade. Este encanto favorece a construção da aprendizagem nas séries iniciais, tudo se torna mais fácil, e o cotidiano ganha um novo brilho, o brilho da poesia.
Cumprimentos ao Grupo pelas reflexões e contribuições a respeito do tema proposto para esta semana.
ResponderExcluirEstas reflexões estão embaladas pelo fundo azul e estas flores maravilhosas que parecem nos contaminar com seu perfume quando abrimos o blog de vocês.
É o brilho das palavras em forma de poesia, de música, de dança, de alegria de viver e aproveitar o que há de bom no dar e receber. Todo o contexto é bastante pertinente às nossas discussões destas últimas semanas.
Divulguem aos quatro cantos as belezas que estão registradas aqui. Parabéns. Adorei.
Abraço carinhoso
Profa. Marilene